O HSC conta com diversas comissões, comitês e equipes de caráter permanente, compostas por profissionais multidisciplinares, cujas responsabilidades variam conforme suas especificidades individuais. Seus objetivos são a preservação da vida, a promoção da saúde das pessoas e do ambiente, a melhoria de processos, a humanização, a segurança e o desenvolvimento, para que a Instituição possa oferecer, cada vez mais, serviços de saúde de qualidade.
São as seguintes comissões, comitês e equipes constituídas:
Comitê Interno de Proteção de Dados Pessoais: tem o objetivo de divulgar e promover ações sobre a proteção e o sigilo dos dados fornecidos à Instituição. Dado pessoal é qualquer informação que identifique ou permita identificar, direta ou indiretamente, um indivíduo, como nome, RG, CPF, telefone, endereço, localização via GPS, hábitos de consumo e lazer, entre outros. A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada em 2018 para oferecer mais segurança ao titular desses dados, o qual poderá saber o que as empresas fazem com os seus dados pessoais, garantindo maior controle e autonomia sobre suas informações. Com isso, espera-se reduzir ou evitar a possibilidade de vazamento de dados. O Comitê Interno de Proteção de Dados Pessoais do HSC está construindo uma cartilha com a política do Hospital em relação à LGPD. Para facilitar a comunicação entre funcionários, médicos, público externo e o comitê, foi criado o e-mail privacidadehsc@unisc.br. O canal pode ser utilizado tanto para sanar dúvidas quanto para comunicar ao comitê sobre qualquer tipo de vazamento ou de violação de dados.
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT: A Comissão gerencia o processo de doação e captação de órgãos e tecidos, responsável por viabilizar o diagnóstico de morte encefálica (conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina) e realizar abordagem/esclarecimentos aos familiares sobre o potencial doador. A captação dos órgãos – exceto as córneas, após aceitação da família é realizada por uma equipe especializada da Central de Transplantes do Estado. A comissão é formada por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve ações educativas e de conscientização sobre o funcionamento do programa e a importância do gesto de doar, com o objetivo de estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto, bem como a quebra de mitos e tabus referentes a doação de órgãos e tecido.
Clique AQUI e esclareça suas dúvidas sobre a doação de órgãos!
Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN: A terapia nutricional é uma atividade altamente especializada e necessária no ambiente hospitalar. No HSC, a EMTN atua de acordo com os processos de regulamentação e com as respectivas legislações vigentes. Monitora e atende todas as solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional, quando necessário, e seguindo os protocolos, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos. Em dezembro de 2016 o Hospital Santa Cruz conquistou a habilitação de Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, conforme Portaria de número 2.534. A referência considera a necessidade de organizar a assistência hospitalar aos pacientes com deficiência nutricional, com base nos princípios da universalidade e integralidade das ações de saúde.
Comissão de Documentação Médica e Estatística: Promove medidas normativas e técnicas de controle da elaboração e avaliação de dados estatísticos, além de supervisionar a guarda de documentos efetuada pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística – SAME, solicitar esclarecimentos de profissionais envolvidos, sempre que julgar necessário, e proporcionar subsídios de apoio à pesquisa.
Comissão de Ética Médica: É um órgão de assessoria subordinada à Direção Técnica do Hospital Santa Cruz, que atua na prevenção do erro médico através de ações educativas, fiscalizadoras e sindicantes de desempenho de forma isenta e amparada no que dispõe a legislação que regula o exercício dos profissionais da saúde e em seus respectivos Códigos de Ética.
Comissão Interna de Mortalidade Materno-Infantil: Tem a função de obter informações, estudar, analisar e investigar os óbitos fetais, infantis (até o primeiro ano de vida) e maternos, por meio da construção do perfil de risco, colaborando também com o Comitê Municipal de Redução da Mortalidade Infantil e com a redução do coeficiente de mortalidade materna e infantil.
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar: Responsável pelas ações assistenciais e educacionais relacionadas ao controle e à prevenção de infecções no serviço de saúde, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Prioriza a prevenção de doenças e riscos aos indivíduos e profissionais de saúde, assegurando a qualidade da assistência prestada e reduzindo custos hospitalares. Desenvolve constantemente ações de educação continuada em relação à higienização das mãos para prevenir transmissão cruzada de microrganismos no ambiente de saúde. De acordo com a portaria de 23 de julho de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 24 de julho de 2012, a equipe foi nomeada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para integrar o grupo de trabalho que desenvolveu o Manual de Prevenção de Infecção do Trato Urinário em Serviços de Saúde.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: Promove a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, com vistas à preservação da vida e à promoção da saúde das pessoas que trabalham no HSC.
Comissão de Óbitos: Tem a função de analisar documentos médicos através de um instrumento de qualidade, de estudo e investigação das causas que levaram o paciente a óbito, assim como proporcionar a discussão entre os grupos assistenciais. Compete a esta comissão uma articulação com as demais comissões ao apontarmos problemas que envolvam a segurança do paciente, eventos atípicos e também circunstâncias de óbitos que não tenham ficado claras na análise do prontuário. Tem por objetivo zelar pela segurança do paciente, reconhecer efeitos adversos que possam ter contribuído para o óbito, normatizar fluxogramas de processos específicos e interagir com outras comissões internas quando problemas específicos sejam detectados.
Comissão de Revisão de Prontuários: Objetiva a melhoria na qualidade dos registros e anotações necessárias à elaboração do prontuário clínico, levando em consideração a segurança do paciente, o padrão de atendimento prestado pela equipe de saúde e o fornecimento de dados para elaboração de estudos e pesquisas sobre as situações do processo saúde-doença. Verifica, avalia, sugere e orienta a formulação dos prontuários e registros da assistência prestada por todos os profissionais.
Esta Comissão faz parte de um conjunto de padrões apropriados para garantir a qualidade da assistência aos pacientes internados no HSC. O preenchimento do prontuário completo e exato com dados que não apresentem erros e inconsistências, devidamente ordenados, é fundamental para assegurar a correta assistência ao paciente.
Comitê Hospitalar Transfusional: Proporciona a melhoria no atendimento ao paciente internado, pois analisa a eficiência das transfusões realizadas, orienta e atualiza a equipe de saúde sobre a evolução da hemoterapia. Além disso, desenvolve ações de Hemovigilância que incluem investigações de qualidade e de reações adversas.
Comissão de Padronização de Medicamentos, Farmacoterapia e Tecnovigilância: Responsável pelo desenvolvimento e supervisão das políticas e práticas de seleção e uso racional de medicamentos no Hospital, visa contribuir para a melhoria na qualidade da assistência prestada à saúde. Tem por finalidade formular e implementar uma política institucional para o uso racional de medicamentos, visando contribuir para a melhoria na qualidade da assistência prestada à saúde.
Comissão de Padronização de Materiais e Equipamentos: Tem a função de formular e implementar uma política institucional para o uso racional e de qualidade de materiais e equipamentos médico-hospitalares, visando contribuir para a melhoria da assistência prestada à saúde. Periodicamente, a Comissão avalia os materiais e equipamentos padronizados, promovendo inclusões e exclusões segundo critérios de eficácia, eficiência clínica e custo. Dentre suas principais atribuições estão a realização das avaliações, a elaboração da relação de materiais e equipamentos médico-hospitalares padronizados e o desenvolvimento de ações de tecnovigilância.
Comissão Interna de Ergonomia: Atua em ações de prevenção dos riscos ergonômicos, na promoção da saúde dos colaboradores e na prevenção de doenças ocupacionais. Estabelece mecanismos para padronização de móveis e equipamentos adquiridos. Realiza capacitações, orientações e recomendações nos diversos setores da instituição sobre ergonomia.
Comissão do Meio Ambiente: Responsável por implementar uma política ambiental e promover ações voltadas ao meio ambiente, incluindo o atendimento à legislação pertinente e gestão dos resíduos de serviço de saúde, bem como em conscientizar os trabalhadores da instituição com relação às questões ambientais, o que impacta na redução de custos financeiros e contribui para a redução de acidentes de trabalho.
Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente – NIGERSP: A Segurança do Paciente depende de um processo assistencial desenvolvido de forma segura e preventiva aos danos que podem acometer o indivíduo, uma vez que o ambiente hospitalar se constitui num local altamente complexo, destinado ao desenvolvimento de atividades de alto risco e processos que podem favorecer a ocorrência de eventos adversos. De caráter multidisciplinar, a comissão, instituída em março de 2010, tem como objetivo registrar e analisar eventos adversos, incluindo potenciais, de forma a identificar, implementar e acompanhar melhorias necessárias no processo assistencial. A Comissão integra a Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente – REBRAENSP, que tem como objetivo disseminar e sedimentar a segurança nas organizações de saúde, escolas, universidades, programas e organizações não governamentais com intuito de prevenção de danos e de fortalecimento das ações na assistência ao paciente.
Comitê de Processamento de Produtos para a Saúde – CPPS: O Comitê orienta as boas práticas para processamento de produtos para a saúde, observando todas as normas legais, atuando de forma deliberativa, consultiva, normativa e educativa. Tem como objetivo instituir ações para a promoção de boas práticas, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
Comissão Interna de Feridas: Caracteriza-se por um grupo de profissionais preocupados com métodos preventivos e eficiência da recuperação do paciente portador de feridas, clientes estes, internos ou externos que procuram atendimento nesta área, com a finalidade de oferecer ao usuário do serviço um atendimento qualificado na atuação multidisciplinar através de conhecimentos técnico-científico atualizados.
Comissão de Proteção Radiológica: De natureza multidisciplinar, possui como principais atribuições revisar de forma sistemática o Plano de Proteção Radiológica no Hospital Santa Cruz para garantir que os equipamentos sejam utilizados e os procedimentos executados observando-se os regulamentos vigentes da proteção radiológica, além de recomendar as medidas cabíveis para o uso seguro dos equipamentos emissores de radiação existentes na instituição.
Núcleo das Comissões Hospitalares: Possui caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos assistidos na instituição, na sua integridade e dignidade e para contribuir no aprimoramento técnico, administrativo e ético das comissões hospitalares. Possui como dever monitorar tanto as comissões hospitalares já constituídas quanto as que vierem a ser criadas, garantindo assim o pleno funcionamento dessas e mantendo o caráter confidencial das informações processadas.
Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar: Tem por finalidade implementar uma avaliação periódica das atividades desenvolvidas na Porta de Entrada articulando em conjunto com os coordenadores das especialidades, equipes e setores do Hospital visando contribuir para a melhoria na qualidade da assistência prestada à saúde a fim de responder às demandas do Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção às Urgências e do Comitê Gestor Estadual da Rede de Atenção às Urgências.
Comissão de Ética de Enfermagem: A Comissão de Ética de Enfermagem tem funções educativas, fiscalizadoras, consultivas, averiguadora, orientativa e conciliatória, além de divulgar e fiscalizar o cumprimento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei e do Decreto acerca do Exercício Profissional, assim como as Resoluções emanadas pelo COFEN e decisões do COREN/RS.
Comissão de Residência Médica: É responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão das atividades junto aos preceptores e residentes, conforme estabelece a Comissão Nacional de Residência Médica.
Tem como objetivos fundamentais o aperfeiçoamento progressivo do padrão científico e profissional do médico e a melhoria da assistência médica à comunidade nas áreas profissionalizantes, sendo necessário que o médico residente cumpra integralmente as atividades práticas e teóricas constantes nos referidos Programas.
Comissão de Ensino: É responsável por sistematizar as normativas para integração ensino, pesquisa, serviço e comunidade visando à qualificação da assistência prestada aos usuários, estimulando e propondo estratégias na organização e promoção de atividades que fomentem a interação entre assistência e academia.
Comissão de Residência Multiprofissional: É responsável pelo planejamento, pela coordenação, pela supervisão das atividades, bem como pela seleção e avaliação dos alunos da Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do Hospital Santa Cruz.
Tem como objetivos fundamentais o aperfeiçoamento progressivo do padrão científico e profissional dos profissionais de saúde e a melhoria da assistência à saúde da comunidade nas áreas profissionalizantes, sendo necessário que o profissional cumpra integralmente as atividades práticas e teóricas constantes nos referidos programas.
Grupo de Trabalho de Humanização: Constitui-se como um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, destinado a instaurar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde, em concordância com a Política Nacional de Humanização (PNH).
Tem por objetivo refletir, constantemente, sobre a cultura de humanização, valorizando as ações humanizadas já desenvolvidas e fomentando uma filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar.
Grupo de Trabalho em Situações de Violência: É vinculado ao Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e segue a mesma proposta em princípios e valores do mesmo. Tem por objetivo pensar as práticas estabelecidas nos processos de cuidado de situações de violência, de modo a qualificar fluxos institucionais, bem como aprimorar e capacitar a equipe assistencial para os atendimentos destas situações. O grupo trabalha, principalmente, na revisão dos processos relacionados aos atendimentos de situações de violência contra o idoso, adolescente, mulher, LGBTQIA+ e tentativas de suicídio para o setor de Urgência e Emergência.
Comissão de Cuidados Paliativos e Terminalidade: Também denominada de Grupo Consultor de Cuidados Paliativos (GCPali), consiste em prestar uma assessoria multiprofissional que objetiva a melhora da qualidade de vida e o alívio do sofrimento do paciente, diante de uma doença ameaçadora à vida, e de seus familiares.
A Comissão traz um novo olhar desta experiência que é o viver e o morrer, onde respeita o princípio de autonomia do paciente e entende a família como uma unidade de cuidado. Valoriza a abordagem multiprofissional, priorizando uma atuação voltada a identificação precoce, a avaliação e o tratamento com foco no alívio dos sintomas em todas as esferas.
Comissão de Obras e Reformas na Construção Civil: Tem como objetivo auxiliar no planejamento, projeto e execução de obras e serviços, identificando possíveis riscos do empreendimento, elaborando e orientando formas de minimizar e neutralizar os efeitos das obras e/ou serviços aos ocupantes dos prédios e áreas do ambiente hospitalar com especial observância aos padrões de segurança, higiene, salubridade e conforto dos usuários e colaboradores.
Comissão de Gerenciamento de Antimicrobianos: Tem por finalidade prestar assessoria institucional às unidades hospitalares e ambulatoriais como órgão consultivo e deliberativo no que diz respeito à utilização de antimicrobianos, identificar as principais medidas adotadas para o uso racional de antimicrobianos e realizar um conjunto de ações destinadas ao controle do uso desses medicamentos nos serviços de saúde, englobando desde o diagnóstico, a seleção, a prescrição e a dispensação adequadas, as boas práticas de diluição, conservação e administração, além da auditoria e do monitoramento das prescrições, da educação de profissionais e pacientes, do monitoramento do programa até a adoção de medidas intervencionistas, assegurando resultados terapêuticos ótimos com mínimo risco potencial.