O Hospital Santa Cruz (HSC) foi fundado em 22 de maio de 1908 e é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, certificado com a Acreditação Nível 2 concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Possui cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 247 leitos e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 295 médicos. A Instituição realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento com procedimentos inéditos na região.
Um fato marcante e que mudou os rumos da história do HSC foi a sua aquisição pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), em 2003. A partir daí foram várias conquistas importantes, a maior delas a certificação definitiva como Hospital de Ensino, em 2012, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O Hospital oferece seis programas de residências médicas e um programa de residência multiprofissional em saúde que contempla três áreas de concentração e oito profissões, recebendo em média 800 estudantes de diferentes áreas da graduação e pós-graduação a cada semestre, além dos cursos técnicos, qualificando a assistência a toda a comunidade.
Ainda em 2012 o Hospital obteve o credenciamento como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, tornando-se, dois anos após, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. O HSC também é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/Ortopedia – cirurgias eletivas e de urgência para os municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Cachoeira do Sul) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (sede Santa Cruz do Sul) – e em gestantes de alto risco para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e como Unidade de Referência em Oftalmologia. Além disso, é nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.